sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Fotos

Aí vai algumas fotos de miniaturas de cenários. Não estão muito boas, mas dá pra ter uma idéia.








segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O que é mesmo um Wargame???

Bom, pra quem não conhece, wargame é um jogo de estratégia muito antigo. Que se joga com miniaturas em uma mesa, que seria o campo de batalha. O wargame em questão aqui, é o do Senhor dos Anéis. São miniaturas de personagens da saga, colocadas em um cenário, para o jogo. Com regras bem específicas, pode-se jogar com duas ou mais pessoas.

O hobby, não fica só no jogo. As miniaturas devem ser montadas e pintadas. Alguns, que não gostam de pintar, pedem, ou contratam alguém para fazer o serviço. Algumas pessoas se especializam na arte da pintura de miniaturas. Existe até, os torneios. Competições de jogo, e de pintura.

Outra parte interessante desse hobby, é a construção de cenários. Essa parte, seria o campo de batalha em si. O lugar onde será travado os combates. Pode-se construir árvores, rochas, colinas, morros, cavernas, fortalezas... e por aí vai. Tudo para ficar o mais próximo da realidade.

Sobre o jogo. Pode-se jogar com regras mais simples, ou com regras mais avançadas. O jogo oficial do Senhor dos Anéis, é da Games Workshop. A empresa criou regras especificas, para jogar no mundo que Tolkien criou. Alguns jogadores mais experientes, adaptam as regras. Com base nas regras oficiais, elaboram regras mais complexas. De acordo com suas necessidades.

O jogo pode ter vários objetivos. Um jogador contra o outro, procurando uma vitória simples, aniquilando o exército adversário. Pode ter objetivos mais precisos. Como capturar ou eliminar um personagem especifico. Ou tomar uma fortificação. Isso fica a critério dos jogadores.

Cada participante tem um numero de pontos para gastar em seu exército. Antes do inicio da partida, se define qual vai ser o objetivo do jogo, e o numero de pontos para gastar em unidades. Cada unidade tem um custo. Podendo aumentar esse custo, se a unidade carregar equipamentos extras. A estratégia já começa aí. Definir qual exército e quais unidades você vai usar, influência diretamente no jogo. Algumas unidades são mais caras que outras, mas cada uma tem atributos próprios. Basta saber usar as unidades que escolheu.


Depois de montar e pintar as miniaturas, construir um campo de batalha digno de grandes combates, definir objetivos, montar seu exército.... o resto é só diversão. Mas, apenas ler esse texto enorme e chato, não passa nenhum pouco da emoção que é jogar wargame. No próximo post, vou colocar algumas fotos de miniaturas e maquetes, para entenderem melhor do que estou falando.

Certo?
Confira.